Você já deve ter visto muitas empresas sorteando desde Iphone, Ipad, viagens a até parafusos. Isso mesmo!!! Você deve ter se perguntando: o que eu posso sortear e vai render muitos fãs no Facebook?
Fãs. Palavrinha mágica: o que todo mundo quer. Vamos falar deles primeiro antes de responder sua pergunta. Para tudo existem objetivos, mesmo que sua empresa não tenha parado para pensar e planejar como alcançará este objetivo, ele está inconscientemente atrelado a qualquer tipo de ação que sua empresa venha a fazer. No exemplo do sorteio, às vezes pode haver empresas que estão sorteando algum produto ou serviço por vários objetivos: ‘’porque todos sorteiam, deve ser assim que funciona no facebook…’’ ‘’porque quero mais fãs’’, ‘’porque quero aumentar minha visibilidade na internet’’. Estes são alguns exemplos clássicos e não há nada de errado nisso. Afinal, suas estratégias devem ser decididas por sua empresa. O que há de errado nisso é o retorno, que pode não ser o esperado.
Voltemos ao sorteio: quando você tem uma empresa de seguros e sorteia um Ipad ou um hotel e sorteia um notebook, várias pessoas se interessarão em ganhar este prêmio e irão fazer o que você pedir para se inscrever no sorteio ou promoção, mesmo que seja um caminho complexo como: curtir, compartilhar, dar três pulinhos e marcar todos os seus amigos. Digamos que você tenha seja o hotel ou a seguradora acima em questão: seus novos ‘’fãs’’ começam a receber suas atualizações de status com seu conteúdo sobre sua empresa. Estes poderão ou deixar de curtir sua página, pois estavam motivados pelo sorteio e este já acabou e o seu conteúdo não interessa a ele. Ou simplesmente não terão interação alguma com a página (sem clicar em figuras curtir, comentar ou compartilhar). Quando um de seus fãs não interage com sua página, o Facebook entende que esta página não é relevante para ele e suas atualizações de status param de aparecer na timeline deste fã e consequentemente com os demais que não interagem com ela. Portanto, quantidade e qualidade tem muita diferença no Facebook.
Um sorteio destinado a possíveis fãs (leads) que valorizam o que sua marca vende (seja produto ou serviço) terá chances muito maiores de fazer com que os fãs angariados com o sorteio possam ser possíveis clientes e, portanto se interessam pelo seu produto ou serviço e continuem seguindo sua página porque seu conteúdo é relevante para ele. Por exemplo: um hotel pode sortear diárias com passeios na cidade onde está localizado. Uma seguradora pode sortear um seguro total para carro, residência ou comércio. Participarão do sorteio destas duas empresas pessoas que estarão interessadas em passar um final de semana ou férias na cidade em que o hotel está localizado ou pessoas que geralmente já compram seguros todos os anos ou estão pensando em segurar um bem. A relevância do conteúdo tanto do hotel falando sobre a cidade turística quanto da seguradora dando dicas de segurança para carros, residências todos os dias na timelime para estes novos fãs será muito maior, pois já estão interessados neste conteúdo.
Conseguem perceber a diferença?
Diferente do passado que não tínhamos tanto acesso à informação, hoje em dia somos bombardeados de todos os lados, não sendo diferente com a internet que está abarrotada de informações. Vivemos em um tempo em que conteúdo é tudo: é rei! E é ele que diferencia uma página, um blog, um site de outro, pois hoje a disputa e por atenção e só conseguimos atenção com conteúdo de qualidade. Portanto, não basta apenas fazer sorteios, sua página precisa ter conteúdo que agrade seu público todos os dias, para que ele possa interagir com sua marca: este é o primeiro passo para que ele dê o passo principal: solicite um orçamento e compre de você!
Em um post futuro vamos falar sobre as regras das promoções no Facebook: muita coisa mudou. Mas você já pode pesquisar no guia de promoções do próprio Facebook: https://www.facebook.com/page_guidelines.php
Fonte: Facebook promoções.